Projeto - Construindo minha história - Maternal I A e B

Professoras: Adrianna da Silva de Borba
                       Maricleia da Silva Ladewig
Turmas: Maternal I A e B
Projeto: Construindo minha história
Áreas do Conhecimento: Linguagem Oral, Movimento, Natureza e Sociedade, Matemática e Música.
Objetivo Geral: Descobrir e conhecer progressivamente o próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando sensações e emoções a fim de estabelecer vínculos afetivos.
Objetivos específicos:
- Conhecer a história do nome e seu significado;
- Reconhecer as partes do corpo através do esquema corporal;
- Promover sentimento de solidariedade, amizade e respeito ao próximo;
- Estimular a linguagem oral e corporal através de músicas, histórias e relatos de situações cotidianas, bem como ampliar o vocabulário;
- Identificar instrumentos musicais e seus respectivos sons;
- Conhecer as cores primárias;
- Contar sequencialmente até cinco;
- Identificar os costumes de sua família e do grupo social ao qual pertence;
- Identificar suas preferências e comportamentos diante do mundo em que vive;
 
Justificativa:
          A construção da identidade é um processo constante, que começa desde o nascimento. Cada criança é única e traz consigo muitas particularidades, sua história, sua família, sua cultura, seus hábitos e suas características. 
A primeira experiência de socialização da criança é o ambiente familiar, a segunda é a escola, portanto, conhecer sua história auxilia no processo de adaptação ao ambiente escolar e a interação e socialização com os amigos.
Partindo do tema da construção da identidade, elaboramos o projeto que visa propiciar atividades que possibilitam aos alunos o conhecimento de si, do outro e do ambiente onde estão inseridos. A educação infantil tem como papel principal, aumentar o universo cultural da criança por meio de ações que lhe permitem descobrir o mundo. Conhecer-se, aprender a conviver estabelecendo relações emocionais cognitivas e sociais, de modo a conquistar sua autonomia.
Inteligências envolvidas:
Cinestésica corporal;
Musical;
Espacial;
Linguistica;
Lógico Matemática;
Pessoais.
 
TEMPO DE DURAÇÃO: cinco meses. 
 
AVALIAÇÃO:
         A avaliação se dará através da participação, concentração, interesse e envolvimento das crianças nas atividades propostas, observando suas falas, atitudes, afetividade no decorrer do projeto.